Cirurgia de Aneurisma Cerebral

O que é Aneurisma Cerebral?

É uma doença na qual um segmento de vaso sanguíneo encontra-se anormalmente dilatado no encéfalo. A dilatação é causada em geral por uma falha muscular da parede de uma artéria ou muito mais raramente de uma veia do cérebro.

O tamanho de um Aneurisma Cerebral é variável. Pode ser pequeno de poucos milímetros, até 1 cm, tamanho médio, até 02 cm, e maiores - grandes ou gigantes, atingindo vários centímetros no seu maior diâmetro.

Aneurisma Cerebral é considerado muito perigoso, pois, ao romper-se dentro da cabeça, no interior do crânio, pela estrutura inelástica, produz lesão ao encéfalo e um aumento da pressão intracraniana, o que faz com que as estruturas do cérebro responsáveis pela vitalidade sejam comprimidas, ocasionando a morte por parada respiratória.

Há diversos formatos de Aneurisma, geralmente saculares, mas podem ser fusiformes.

Aneurisma Sacular

Se desenvolve na parede de artérias com defeitos congênitos decorrente do aumento do fluxo sanguíneo ou pressão arterial, entre outras causas.
É comum o rompimento de aneurismas, provocando hemorragia cerebral, podendo causar até um acidente vascular encefálico hemorrágico, mais conhecido como derrame cerebral. É bastante perigoso e acarreta hemorragia com frequência.

Aneurisma Fusiforme

Geralmente, os Aneurismas assim formados apresentam forma de fuso e estendem-se em um pequeno percurso da artéria. A pressão arterial elevada pode produzir a separação das camadas da artéria, o que faz o sangue circular entre elas e gera desse modo, um aneurisma dissecante.