Artrodese de coluna

A artrodese é um procedimento realizado para causar fusão óssea em uma articulação, causando sua imobilidade. A artrodese da coluna é um método de tratamento cirúrgico das doenças da coluna vertebral que causam instabilidade. Portanto ao realizar o procedimento causa-se a estabilidade da coluna através da imobilidade de algum(ns) de seu(s) segmento(s). Em geral, 2 a 3 segmentos da coluna podem ser artrodesados (fixados, fundidos) sem que haja prejuizo significativo da movimentação global da coluna, pois os segmentos sadios dão conta de realizar os movimentos mais importantes da coluna.

A artrodese da coluna está indicada para pacientes com dor ou sintomas neurológicos, que não melhoram com o tratamento conservador, nas seguintes condições: efradilolistese (deslizamento de uma vértebra sobre as outras); instabilidade da coluna lombar; escoliose do adulto; artrose ou degeneração facetária; história de cirurgia prévia em coluna lombar; estenose de canal vertebral e fratura vertebral de várias origens.

Essa cirurgia também pode ser benéfica em alguns casos de hérnia de disco quando há instabilidade da coluna. Pode ser realizada em qualquer segmento da coluna (cervical, torácica ou lombar) e é realizada tanto pela frente (anterior) como por trás (posterior), dependendo do caso. A artrodese pode necessitar de intrumental (materiais especiais):  parafusos, barras, placas, pinos, cages (dispositivos intersomáticos, substituto do disco), etc. Mas o que vai causar a fusão óssea é a colocação de enxerto, que pode ser obtido do próprio paciente ou ser industrializado

Técnica  convencional:

Na técnica convencional, após o descolamento muscular, é feita uma abertura na porção óssea da coluna lombar para a remoção dos discos afetados e implante dos enxertos de osso no espaço discal. São usados parafusos de titânio dentro das vértebras para promover a fixação e estabilização dos enxertos ósseos. Após o procedimento, deve permanecer um dreno por um ou dois dias. O sangramento pode ser grande e a dor pós-operatória tem de ser controlada com o uso de analgésicos convencionais.

Artrodese convencional cervical

Artrodese convencional lombar