TRATAMENTO CIRÚRGICO DOS PACIENTES PORTADORES DE ESCOLIOSE
TRATAMENTO CIRÚRGICO DOS PACIENTES PORTADORES DE ESCOLIOSE
Bloqueios diagnósticos e terapêuticos. As infiltrações na coluna costumam trazer alívio da dor e melhora da movimentação da coluna de forma definitiva ou temporária e, ainda por cima, ajudam o médico a identificar a estrutura exata responsável pela dor.
Desta forma, cirurgias mais agressivas podem ser evitadas e, com a identificação da estrutura causadora da dor, novos bloqueios podem ser direcionados para esta região, ou outros procedimentos minimamente invasivos, como os tratamentos por radiofrequência podem ser indicados.
A coluna é composta por diversas estruturas: ossos, articulações, ligamentos, nervos, músculos. As estruturas mais famosas por causarem dor na coluna são os discos interverterias, mas nem sempre são os responsáveis.
Está indicado para pacientes com dor na coluna cervical, torácica , lombar e articulações sacroilíacas, acompanhada ou não de dor e/ou formigamento nos membros (dor nos braços acompanhando a dor cervical e dor nas pernas acompanhando a dor lombar).
A infiltração é realizada com anestesia local; sedação pode ser utilizada a critério do paciente e do médico. O procedimento dura cerca de 40 minutos e o paciente será liberado no mesmo dia para ir pra casa.
Infiltração facetária:
As facetas articulares são pequenas articulações que conectam as vértebras na parte posterior da coluna. Também são conhecidas como articulações zigoapofisárias. Sua função principal é proporcionar estabilidade rotacional.
Infiltração foraminal :
O Bloqueio Foraminal ou Bloqueio da Raiz lombar consiste em uma infiltração na saída da raiz lombar que é um componente do chamado plexo lombar. O plexo lombar são os nervos que saem das cinco ultimas vértebras da coluna lombar e irão em ultima análise formar o nervo ciático entre outros.