Cranioplastia

   Cranioplastia, em termos gerais, é definida como a reparação de uma má formação ou deformidade do crânio, que pode ser de origem primária (congênita-encefaloceles, anomalias do esqueleto) ou, mais comumente, relacionada a traumas ou má formação, sendo classificada como secundária (adquirida-traumatismo craniano, infecção, tumor, remoção óssea por cirurgia) e também para aliviar algumas manifestações clínicas da falha óssea.

 

   É  uma cirurgia reparadora, uma vez que o defeito deixa o tecido cerebral protegido apenas pelas meninges e pele. Portanto, a técnica consiste em criar uma proteção melhor para  o tecido cerebral.

 

   Existem os métodos autólogos, em que são utilizados enxertos do próprio paciente de regiões como o  crânio,  costelas ou do osso do quadril. E os métodos heterólogos, nos quais são utilizados materiais como titânio, hidroxiapatita, biocerâmica, polímeros variados, metilmetacrilato.

   Existem próteses nacionais e importadas.O cirurgião levará em consideração idade, extensão da falha óssea para definir o melhor método.

As características ideais dos  materiais dessas prótese são: baixo risco de alergia, não ser corrosivo ou tóxico, não ser absorvível, durabilidade e resistência, biocampatibilidade, capacidade de maleabilidade e baixa interferência nos exames diagnósticos.

 

   A hidroxiapatita, a biocerâmica e alguns polímeros são ótimas opções, especialmente quando realizadas sob medida para reconstruir o defeito craniano perfeitamente.

 

  Alguns  modelos são realizados pelas empresas de prototipagem através de uma tomografia computadorizada em 3D.Nesses casos, os  implantes são  personalizados e biomodelos através da aplicação de métodos computacionais avançados para dados de imagem de tomografia computadorizada, obtendo encaixe perfeito e modelos realistas que ajudam durante os diagnósticos de planejamento cirúrgico.

  • Facebook Social Icon
  • whatsapp-512
  • Instagram ícone social

Cirurgias: Hérnia de disco, Estenose, Fratura Vertebral, AVC, Aneurisma, Hipófise, Neurocirurgia Funcional, Espondilólise e Espondilolistese, 

Síndrome do Túnel do Carpo, Dor crônica

© Clínica Regenera. Criado por

logo_spine.gif