Vertebroplastia e Cifoplastia

    Vertebroplastia é um  procedimento minimamente invasivo para tratar fraturas na coluna vertebral,com o objetivo de tratar a dor originária da perda de sustentação mecânica ou para evitar acunhamentos vertebrais através de estabilização, e ainda para realização de biopsias  melhorando a dor e a capacidade funcional desses pacientes.

    A vertebroplastia é indicada para pacientes que estão sofrendo de dor grave e incapacitante em decorrência da fratura, que não melhoraram com repouso, medicamentos, uso de coletes e fisioterapia.

    A técnica consiste  no preenchimento do corpo vertebral com cimento acrílico (polimetilmetacrilato - PMMA),guiados por imagens de raios-x, uma agulha canulada(oca) é passada através dos músculos da coluna vertebral e na vértebra fraturada. Quando a agulha está na posição correta, o cimento ósseo é injetado através da agulha na vértebra

    Na  cifoplastia  antes de se injetar o cimento, utiliza-se balões para criar uma cavidade na vértebra fraturada para o cimento ósseo,é um balão bem rígido e que tenta restaurar a altura do corpo vertebral e além disso,permite uma injeção mais controlada de cimento ósseo e reduz significativamente a pressão de injeção na vértebra durante o procedimento.

    Dessa forma, ele é um pouco mais seguro, pois evita que esse cimento extravase para alguma região indesejada da coluna.

Dentre as possíveis complicações ,podemos citar, infecção, uma reação alérgica ou sangramento no local da punção. Pode acontecer  o bloqueio acidental de uma veia em sua parte posterior mais baixa, pequenos vazamentos de cimento no tecido mole ao redor do vértebras, inflamação em parte do nervo espinhal e até  embolia pulmonar.

Cifoplastia

  • Facebook Social Icon
  • whatsapp-512
  • Instagram ícone social

Cirurgias: Hérnia de disco, Estenose, Fratura Vertebral, AVC, Aneurisma, Hipófise, Neurocirurgia Funcional, Espondilólise e Espondilolistese, 

Síndrome do Túnel do Carpo, Dor crônica

© Clínica Regenera. Criado por

logo_spine.gif