Patologias - Coluna - Dor Crônica | clinicaregenera

Dor Crônica- Neuroestimulador

Cerca de um terço da população apresentará algum tipo de dor crônica durante a vida. À medida que vivemos mais, cresce o número de pessoas com dores na coluna, articulações, doenças reumáticas, câncer, degenerações ou inflamações nos órgãos internos e outros problemas que podem provocar dores crônicas.

É um erro considerar a dor crônica como uma versão prolongada da aguda. Quando os sinais de dor são gerados repetidamente, os circuitos neurológicos sofrem alterações eletroquímicas que os tornam hipersensíveis aos estímulos e mais resistentes aos mecanismos inibitórios da dor. Disso resulta uma espécie de “memória dolorosa” guardada na medula espinal.

Dor crônica é uma doença debilitante com consequências nefastas para a condição física, psicológica e o comportamento. Seus portadores desenvolvem depressão, deficiências  psicomotoras, lembranças e sensações de perda que muitas vezes guardam pouca relação com o quadro doloroso.

Várias são as causas de dor crônica: doenças neurológicas ou da coluna,causas vasculares,causas cardiológicas,causas oncológicas.Pacientes que já se submeteram a cirurgias na coluna e não obtiveram melhora da dor (a chamada "sindrome pós laminectomia").

Quando há falha do  tratamento instituído , seja clínico ou cirúrgico , existe a possibilidade de controle da dor com o implante de um neuroestimulador medular, uma espécie de um "chip" (ou eletrodo) implantado cirurgicamente sobre a medula espinhal, que funciona como um marcapasso, enviando estimulos elétricos à medula que bloqueiam a sensação de dor. Este tratamento pode aliviar em até 80% a intensidade das dores crônicas de origem neuropática, reduzindo a quantidade de medicamentos necessários e melhorando significativamente a qualidade de vida.

As principais indicações para esse tipo de tratamento são para pacientes com dores neuropáticas refratárias ao tratamento clínico e multidisciplinar. Para saber se sua dor é tratável por esse método, procure um médico especializado em dor ou um neurocirurgião funcional para avaliação.