Mitos sobre a saúde – Remédios e tratamentos naturais

Não são em todos os casos que remédios naturais funcionam e nem todas as informações que podemos encontrar por aí possuem bases científicas. As propagandas realizadas pelas empresas de medicamentos naturais costumam prometer curas milagrosas, substâncias completamente seguras – por serem, obviamente, naturais – e ao alcance de qualquer um. Todas essas informações são mentirosas. Não existe cura milagrosa de nenhuma doença através de medicação. Qualquer patologia deve receber o tratamento adequado para que seja possível alcançar a cura depois de algum tempo. E não é só porque as substâncias presentes no composto são naturais que o remédio pode ser seguro. Lembre-se que, entre outras coisas, as drogas podem ser feitas a partir de ervas e não são seguras! Antes de iniciar um tratamento com remédios naturais é necessário consultar seu médico, falar sobre seu desejo de usar medicamentos alternativos e escutar com atenção todas as recomendações que ele oferecer. Caso ele diga que o caso é mais sério e tratamentos naturais não vão resolver, aceite isso. E nunca esconda do seu médico quais substâncias você toma em casa, ele precisa saber para poder te orientar melhor e escolher o melhor tratamento para você. É claro que em muitos casos substâncias naturais ajudam, mas você precisa de orientação profissional para fazer essa escolha e deve ter clareza sobre todos os riscos que você pode correr, além de ter certeza sobre todas as interações medicamentosas que são possíveis com o remédio que você irá utilizar. Apenas com as informações certas é possível conhecer aproveitar os verdadeiros benefícios de remédios naturais sem correr riscos.

 

 

Todos os remédios naturais possuem contraindicações e provocam efeitos colaterais, assim como os remédios industrializados. Da mesma forma, os remédios naturais também interagem com os medicamentos convencionais, podendo representar sérios danos para a saúde, prejudicando o tratamento que se necessitava realizar. Princípio ativo, especificidade do remédio (natural ou não) e dosagens devem ser indicadas por especialistas. Mas hoje em dia é muito comum que as pessoas perguntem sobre remédios naturais para combater males específicos e acabem comprando o medicamento e tomando por conta própria, seja na forma de chás ou de suplementos naturais. A automedicação nunca é uma boa alternativa e deve ser evitada!

 

Todos os médicos sempre recomendam aos seus pacientes que tenham um estilo de vida mais saudável: Praticar exercícios físicos, ter uma dieta balanceada, mudar os maus hábitos e adotar diversas atitudes que contribuem para a nossa saúde física e mental, melhorando nosso desempenho e transformando o nosso dia a dia. Muitos pacientes que começam a adquirir hábitos mais saudáveis acabam acreditando que meios naturais são suficientes para resolver quase todos os males e podem ser enganados facilmente com promessas que levem o rótulo de produtos 100% naturais. É preciso ter em mente que nem sempre o que é natural é seguro e que para cada doença e cada histórico médico existem especificidades a serem consideradas.

 

Fonte: Novos Hábitos

Please reload

Posts em destaque

Tratamento cirúrgico da dor crônica

October 2, 2018

1/10
Please reload

Recent Posts