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Nove dicas para você cuidar bem da sua coluna

June 28, 2015

 

A coluna vertebral é um sistema fundamental para o corpo humano. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para não prejudicar o bom funcionamento. Cuidados no dia a dia podem evitar aquelas dores incômodas e também problemas futuros.

 

A Sociedade Norte-Americana de Coluna e o neurocirurgião especialista em coluna Eduardo Iunes listam nove dicas para que você mantenha sua coluna sempre saudável. Confira!

 

1. Exercite-se regularmente para melhorar a saúde e reduzir as chances de dor nas costas

Para estar sempre saudável, a coluna precisa de um regime regular de alongamento,fortalecimento e exercícios de condicionamento aeróbico, por exemplo natação, musculação e caminhadas. “Sem exercício, os músculos podem ficar fracos e sem condicionamento, o que pode levar a dores nas costas e a lesões. Se você tiver dúvida sobre a prática esportiva mais apropriada para você, consulte um especialista, visando encontrar os exercícios certos para ajudá-lo a permanecer saudável, sem estresse, forte e livre de dor nas costas”, orienta o neurocirurgião, especialista em coluna, Eduardo Iunes.

 

2. Verifique e altere a sua postura frequentemente ao usar seu laptop, smartphone ou tablet

Graças à tecnologia, sentir dores nas costas nunca foi tão fácil! O uso de tablets, smartphones e laptops o tempo todo pode causar dor no pescoço e tensão nas costas. “Estar conectado 24 horas por dia pode realmente causar estresse, isso pode levar a dores nas costas. Se você deseja limitar a sua dor nas costas, limite também o tempo destinado aos aparelhos eletrônicos. Se você precisa usar seus equipamentos, mantenha uma postura neutra na coluna e observe se a tela está na altura dos olhos. Assim que você completar 30 minutos de uso, levante-se, espreguice-se e faça uma pausa", recomenda Eduardo Iunes.

 

3. Não fume

Muitos especialistas em coluna relatam que os fumantes são mais propensos a sofrer com dor nas costas do que os que não fumam. “Acredita-se que o fumo restringe o fluxo de sangue para os discos que amortecem as vértebras, reduz a absorção de cálcio e impede o crescimento de novos ossos. Muitos cirurgiões de coluna relutam em realizar certas cirurgias, como a fusão de coluna, em pacientes que fumam devido às possíveis intercorrências no pós-operatório”, diz o médico.


4. Mantenha um peso corporal saudável

 

O peso extra, particularmente quando concentrado na região abdominal, muda o centro de gravidade do corpo, deslocando-o para frente e realizando uma tensão desnecessária sobre os músculos das costas e dos tecidos circundantes. “Por outro lado, a magreza extrema, que também pode ser acompanhada por baixa massa óssea, também coloca o paciente em risco de desenvolver osteoporose. O ideal é contar com acompanhamento médico para determinar e manter o peso ideal durante a vida”, recomenda Eduardo Iunes.

 

5. Mantenha os músculos das costas fortes

Músculos fracos e sem condicionamento no abdômen e nas costas não oferecem um apoio apropriado à coluna, podendo levar ao aparecimento de dor e ao risco de lesões. “É preciso buscar o fortalecimento da musculatura desta região do corpo, praticando exercícios, com orientação médica, que visem alongar e fortalecer as costas e os músculos abdominais”, diz o neurocirurgião.

 

6. Tome cuidado quando você se levantar e se abaixar

“Se você deve levantar ou mover algo pesado, faça isto com segurança. Encontre um parceiro para compartilhar a carga. Em vez de puxar ou levantar um objeto pesado, empurre-o”, ensina o especialista em coluna.

 

7. Reduza o estresse

Há uma forte ligação entre estresse e a dor na coluna. A resposta do organismo ao estresse pode ser dada pela tensão muscular nas costas, que pode causar espasmos dolorosos. “No manejo da dor crônica nas costas, é fundamental reduzir o estresse tanto quanto possível. Ir a um terapeuta, aprender técnicas de relaxamento ou praticar exercícios físicos regularmente. Essas dicas ajudam a gerenciar o estresse previnem que a dor nas costas ocorra”, ensina o médico.

 

8. Mantenha os ossos fortes e saudáveis tomando cálcio, vitamina D e praticando exercícios

A saúde da coluna está ligada à saúde geral. Por isso, é importante checar a necessidade de tomar complementos vitamínicos. “Para reduzir a chance de sofrer osteoporose, verifique com seu médico se você precisa tomar suplementos de cálcio e/ou vitamina D. E é importante reforçar: faça exercícios com regularidade. Eles desencadeiam um aumento da densidade óssea muito benéfica para prevenir dores na coluna”, informa Eduardo Iunes.

 

9. Moderação! Se você não pratica exercícios físicos com frequência, nada de exagerar nas práticas esportivas no fim de semana

Se você não pratica muitos exercícios durante a semana, não adianta correr atrás do prejuízo no final de semana. Não faça exercícios intensos ou todas as tarefas domésticas no sábado e no domingo. “É provável que você acabe ficando doente na segunda por causa da tensão muscular dolorosa. A melhor aposta para se manter saudável e livre de dor na coluna é manter o mesmo ritmo, durante toda a semana, em suas tarefas e nos exercícios físicos. Um regime regular de alongamento, musculação e exercícios aeróbicos de condicionamento são melhores para a coluna do que uma única explosão de exercício intenso no sábado”, alerta o neurocirurgião.

 

Fonte: A Gazeta

Tags: "cérebro"

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