Fibromialgia: lidando com a dor crônica

A fibromialgia pode nunca desaparecer completamente, mas o tratamento e um bom auto-cuidado podem reduzir os sintomas.

A fibromialgia é uma doença crônica que causa dores e cansaço extremo. Os sintomas são semelhantes aos causados ​​por artrites, mas ao contrário da artrite, não causa danos nas articulações e nos músculos.

Qualquer pessoa pode ter fibromialgia, mas as pessoas mais comumente afetadas são:

• Mulheres entre 20 e 30 anos

• Pessoas com uma doença que afeta as articulações, tais como artrite reumatoide, lúpus ou espondilite anquilosante

A fibromialgia tende a piorar algumas vezes e melhorar em outros períodos. Ela pode nunca desaparecer completamente, mas você pode se sentir melhor com o tratamento.

O que provoca a fibromialgia?

Os médicos não têm certeza da causa da fibromialgia, mas parece estar relacionada a um problema com a forma com que o corpo processa os sinais de dor, fazendo-a reagir exageradamente a eles.

A fibromialgia é geralmente causada por uma lesão, uma infecção ou stress. Parece aparecer nas famílias, por isso a tendência em desenvolvê-la, pelo menos em parte, deve ser herdada (genética).

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns da fibromialgia são:

• Sensibilidade. Uma das características principais da fibromialgia é a presença de "pontos sensíveis" específicos no pescoço, ombros, braços, pernas, costas e quadris. Mesmo uma leve compressão desses pontos pode ser dolorosa.

• Dor. A dor é generalizada e afeta diferentes partes do seu corpo em momentos diferentes. Seus músculos e articulações podem latejar, doer ou queimar. Você pode sentir dor forte quando acordar pela manhã.

• Fadiga. Você pode se sentir tão exausto que terá problemas para cumprir as tarefas do dia.

• Problemas de sono. Você pode ter problemas para ter um sono profundo e restaurador.

A fibromialgia podem também causar outros sintomas. Estes incluem a síndrome do intestino irritável, dores de cabeça, síndrome das pernas inquietas, problemas para raciocinar ou de memória, ansiedade e depressão.

Como é diagnosticada?

As pessoas às vezes vivem com dor e fadiga por algum tempo antes de serem diagnosticadas com fibromialgia. Os sintomas são semelhantes aos de muitas outras condições, e isso muitas vezes ocorre juntamente com outras doenças, que devem ser descartadas antes da fibromialgia ser diagnosticada. Os médicos dependem de um exame físico e um histórico de sintomas para diagnosticá-la. Você pode ser diagnosticado com fibromialgia, se tiver:

• dor generalizada por pelo menos 3 meses

• dor ou sensibilidade em 11 dos 18 "pontos dolorosos" específicos

• sintomas que não podem ser explicados por um outro problema

Não há exames de sangue ou raios-x que possam diagnosticar a fibromialgia, mas um médico pode pedir estes exames para ajudar a excluir um outro problema que causa sintomas semelhantes.

Qual é o tratamento?

Fibromialgia é uma condição frustrante que pode ser difícil de diagnosticar e tratar. Muitas pessoas se beneficiam de uma combinação de tratamento médico e de estratégias de auto cuidado.

Medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas. Medicamentos que os médicos prescrevem frequentemente incluem:

• Analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno ajudam algumas pessoas. Outros precisam de medicamentos fortes, como tramadol.

• Antidepressivos, como a amitriptilina, fluoxetina, venlafaxina e duloxetina.

• Remédio para neurites, chamados pregabalina ou gabapentina.

• Medicamentos para sintomas específicos, tais como relaxantes musculares e remédios para dor de cabeça.

Seu médico também pode sugerir outros tratamentos, como massagem terapêutica, fisioterapia e outras terapias, como a terapia cognitivo-comportamental, que pode ajudar você a aprender formas de lidar com a sua doença.

Um bom auto-cuidado é vital para a gestão de fibromialgia. Para isso:

• Faça exercícios físicos diariamente. Pode ser difícil pensar em se exercitar quando você não tem energia e sente dores. Mas o exercício é provavelmente a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo. Comece devagar e faça mais do que você se sente capaz. Tente uma caminhada de 15 minutos, nadar ou andar de bicicleta, depois de alguns alongamentos. Ao longo do tempo, o exercício pode reduzir a dor e a rigidez. Sempre verifique com seu médico antes de aumentar sua atividade.

• Pratique bons hábitos de sono. Vá para a cama e acorde na mesma hora todos os dias. Verifique se o seu quarto é silencioso, escuro e com uma temperatura confortável. Evite cafeína e álcool antes de deitar. Tente não cochilar durante o dia.

• Encontre maneiras de reduzir o stress. Procure maneiras de simplificar a sua agenda. Reserve algum tempo todos os dias para relaxar. Tente meditação ou respiração profunda.

• Saiba mais sobre fibromialgia. Organizações de fibromialgia sempre têm muita informação. Compartilhando o que você aprende com a família, amigos e colegas de trabalho, você poderá ajudá-los a entender mais sobre sua doença.

Fonte: http://www.cuidadosmil.com.br/artigos/fibromialgia-lidando-com-a-dor-cronica.html

Tags: "cérebro"