O que é Neuropatia diabética?

January 12, 2018

Neuropatia diabética é um distúrbio nervoso causado pelo diabetes. Pessoas com a doença podem, com o passar do tempo, sofrer danos nos nervos ao longo do corpo. Algumas pessoas podem não ter qualquer sintoma, outras podem experimentar dor, formigamento ou perda de sensibilidade principalmente nas mãos, braços, pés e pernas. No entanto, esses problemas também podem ocorrer no sistema digestivo, coração e órgãos reprodutores.

Aproximadamente 60 a 70% das pessoas com diabetes possuem algum tipo de neuropatia de acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases.

O diabetes é uma doença que afeta os vasos sanguíneos, tanto os grandes quanto os pequenos. Nossos nervos, que podem ser entendidos como pequenos fios elétricos vão transmitir informações de calor, dor, frio ou pressão para o nosso cérebro, precisam receber sangue com oxigênio para funcionarem bem. No caso do diabetes, existe uma diminuição do oxigênio que chega aos nervos através de pequenos vasos sanguíneos, e também ocorre a formação de um processo inflamatório, ambos levando ao mau funcionamento dos nervos e causando a neuropatia diabética.

As causas exatas desse dano são diferentes conforme o tipo de neuropatia diabética. O dano aos nervos é provavelmente devido a uma combinação de fatores:

• Fatores metabólicos, como a glicose sanguínea elevada, diabetes de longa duração, os níveis de gordura no sangue anormais, e, possivelmente, os baixos níveis de insulina

• Fatores neurovasculares, levando a danos aos vasos sanguíneos que levam oxigênio e nutrientes aos nervos

• Fatores autoimunes que causam a inflamação nos nervos

• Danos mecânicos aos nervos, como a síndrome do túnel do carpo

• Traços herdados que aumentam a suscetibilidade à doença do nervo

• Fatores de estilo de vida, como o tabagismo ou uso de álcool

Fatores de risco

• Níveis de açúcar no sangue descontrolados: esse é o maior fator de risco para todas as complicações decorrentes da diabetes, incluindo neuropatia diabética. Manter os níveis de açúcar no sangue sob controle é a melhor forma de prevenir complicações.

• Ter diabetes por um longo período: o risco de neuropatia diabética aumenta quanto mais tempo você tem diabetes, especialmente se o açúcar no sangue não estiver bem controlado. A neuropatia diabética é mais comum em pessoas que tem diabetes durante pelo menos 25 anos.

• Doença renal: o diabetes pode causar danos aos rins, o que pode aumentar as toxinas no sangue e contribuir para a lesão do nervo.

• Tabagismo: fumar diminui e endurece as artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo para as pernas e pés. Isso pode danificar a integridade dos nervos periféricos.

Sintomas de Neuropatia diabética

Os sinais e sintomas da neuropatia diabética variar, dependendo do tipo de neuropatia e nervos que são afetados.

Neuropatia periférica
  • Dormência

• Redução da capacidade de sentir dor ou alterações na temperatura, especialmente nos pés e dedos

• Sensação de formigamento ou queimação

• Dor ao caminhar

• Extrema sensibilidade ao toque mais leve - para algumas pessoas, até mesmo o peso de uma folha pode ser angustiante

• Fraqueza muscular e dificuldade para caminhar

• Problemas graves nos pés, como úlceras, infecções, deformidades e dores ósseas e articulares. Essa condição é chamada de pé diabético.

Neuropatia autonômica
  • Ausência de sintomas de hipoglicemia quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos

• Problemas de bexiga, incluindo infecções urinárias frequentes ou incontinência urinária

• Prisão de ventre, diarreia não controlada ou uma combinação dos dois

• Esvaziamento lento do estômago (gastroparesia), levando a náuseas, vômitos e perda de apetite

• Dificuldade em engolir

• Disfunção erétil

• Secura vaginal

• Aumento ou diminuição da sudorese

• Incapacidade do corpo para ajustar a pressão arterial e frequência cardíaca, levando a quedas acentuadas da pressão arterial ao levantar, por exemplo

• Problemas em regular a temperatura corporal

• Mudanças na forma como os olhos se ajustam a um ambiente claro ou escuro

• Aumento da frequência cardíaca em repouso

Amiotrofia diabética

Os sintomas ocorrem geralmente de um lado do corpo. Em alguns casos, os sintomas podem espalhar-se para o outro lado também. A maioria das pessoas melhora pelo menos parcialmente ao longo do tempo. No entanto, pode ser que os sintomas piorem antes de melhorar. Essa condição é muitas vezes marcada por:

• Dor repentina e grave no quadril, coxa ou nádega

• Músculos da coxa eventualmente fracos ou atrofiados

• Dificuldade de se elevantar

• Inchaço abdominal, se o abdômen é afetado

• Perda de peso

Mononeuropatia

Os sintomas geralmente diminuem e desaparecem por conta própria ao longo de algumas semanas ou meses. Os sinais e sintomas dependem de qual nervo está envolvido e podem incluir:

• Dificuldade em focar a visão, visão dupla ou dor atrás de um olho

• Paralisia de um lado do rosto (paralisia de Bell)

• Dor na perna ou pé

• Dor na parte da frente da coxa

• Dor no peito ou abdominal

Às vezes a mononeuropatia ocorre quando um nervo é comprimido. A síndrome do túnel do carpo é um tipo comum de compressão de neuropatia em pessoas com diabetes.

Os sinais e sintomas da síndrome do túnel do carpo incluem:

• Dormência ou formigueiro nos dedos ou a mão, especialmente em seu polegar, dedo indicador, dedo médio e anel de dedo

• Uma sensação de fraqueza em sua mão e uma tendência de queda coisas

Diagnóstico de Neuropatia diabética

A neuropatia diabética geralmente é diagnosticada com base nos sintomas, histórico médico e exame físico. Durante o exame, o médico ou médico irá chegar seu tônus muscular, reflexos dos tendões e sensibilidade ao toque, temperatura e vibração.

A sensibilidade ao toque pode ser testada utilizando uma fibra de nylon macia chamada monofilamento. Se você é incapaz de sentir o filamento em seus pés, é um sinal de que você perdeu sensação nos nervos.

Outros exames que podem ser feitos incluem:

• Registro da velocidade de condução nervosa: esse teste mede o quão rápido seus nervos dos braços e pernas reagem a sinais de condução elétrica. Também pode ser usado para diagnosticar a síndrome do túnel do carpo.

• Eletroneuromiografia (ENMG): após ser feito o registro da velocidade de condução nervosa, o eletromiograma pode medir a intensidade e quantidade de descargas elétricas que foram produzidas em seus músculos.

• Exame sensorial quantitative: esse teste é usado para verificar a resposta dos nervos a estímulos como vibrações e mudanças de temperatura.

Testes autonômicos: se há sintomas de neuropatia diabética autonômica, podem ser feitos exames para verificar sua pressão arterial em diferentes locais e avaliar quanto suor você produz em determinadas partes do corpo.

Fonte: www.minhavida.com.br

Tags: "cérebro"