Enxaqueca

Mas afinal, o que é enxaqueca?  Enxaqueca são crises de dor de cabeça que duram de horas a dias, podendo vir com enjoo, vômitos, sensibilidade à luz, barulho e cheiros. Em alguns casos ocorre visão embaçada, visão de pontos luminosos, cegueira parcial, fala embaralhada, formigamentos na face e corpo.

Enxaqueca é uma doença crônica. Doença crônica é aquela que teve início há algum tempo, mas não tem data para terminar. Enxaqueca é bem assim: a primeira crise acontece num determinado momento da vida e depois pode se repetir, indo e vindo, por tempo indeterminado.

A enxaqueca é causada por um desequilíbrio químico no cérebro. Envolve hormônios e substâncias denominadas peptídeos. Resulta, por sua vez, de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos (envolvendo substâncias denominadas neurotransmissores) e hormonais. Esses desequilíbrios, por sua vez, são decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença enxaqueca, e se manifestam de acordo com a predisposição genética.

O resultado desse desequilíbrio químico cerebral é uma série de sintomas que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca com pouca dor de cabeça ou até mesmo sem dor de cabeça. Em outras palavras, por incrível que pareça, a dor de cabeça pode ser leve ou até estar ausente numa crise de enxaqueca.

Mais que uma dor de cabeça

A dor de cabeça, no entanto, é quase sempre o sintoma mais dramático da enxaqueca. É o sintoma que mais chama atenção e que leva a pessoa ao médico. Porém existem muitos outros sintomas além da dor de cabeça.

A intensidade da dor é variável, porém frequentemente é moderada a severa. Mas repetindo, a dor de cabeça da enxaqueca pode, sim, ser leve. Portanto, ao nos perguntarmos o que é enxaqueca na prática, é importante ter em mente que é uma doença crônica que costuma envolver uma dor de cabeça geralmente moderada a intensa, porém podendo ser leve ou até inexistente.

Ao nos perguntarmos o que é enxaqueca, é fundamental saber que essa doença pode se manifestar por vários outros sintomas. Geralmente esses sintomas acompanham a dor de cabeça. Veja, a seguir, uma lista de alguns dos principais sintomas da enxaqueca além da dor de cabeça. Clique nos links para saber mais sobre um determinado sintoma, e volte para este artigo em seguida.

Principais sintomas:
  • Enjôo, podendo chegar a vômitos;

• Aversão à claridade, que pode ocorrer até mesmo fora das crises da enxaqueca, embora seja mais intensa durante as crises;

• Hipersensibilidade ao barulho, qualquer barulho incomoda, preferindo o doente permanecer num ambiente o mais silencioso possível;

• Hipersensibilidade aos cheiros, onde não apenas qualquer cheiro incomoda durante a crise, mas cheiro podem também desencadear crises;

• Visão embaçada,

• Tonturas,

• Alterações do humor,

• Hipersensibilidade do couro cabeludo e face, dificultando e tornando dolorosos atos como o de se pentear ou deitar sobre o lado acometido;

• Inchaço ao redor dos olhos, na face e por vezes em todo o corpo;

• Coriza e obstrução nasal;

• Alterações do humor;

• Distúrbios de memória e concentração;

• Sensação de “cabeça pesada” ou “cabeça leve”;

• Sensação de que “algo está caminhando” ou “escorrendo” sobre a cabeça;

• Medo. Pânico. Sensação de estar enlouquecendo;

• Alterações da pressão – a crise de enxaqueca pode vir tanto com pressão baixa quanto com pressão alta;

• Diurese em excesso;

• Diarreia;

Aura visual, sensorial ou motora (aura de enxaqueca compreende sintomas como perda parcial da visão, formigamentos, entre outros. Quer saber mais sobre aura? Então interrompa um pouco esta leitura e clique neste link agora mesmo para ler e assistir um vídeo sobre aura de enxaqueca. Em seguida retorne aqui para continuar lendo.

Fonte: www.enxaqueca.com.br