x

Posso ajudar?

Posso ajudar?

Neurologia e a Neurocirurgia

April 17, 2018

 

Além das diferenças no processo de formação dos profissionais de cada especialidade, a neurologia e a neurocirurgia, ainda que muitas vezes trabalhem juntas de forma a complementar uma à outra, também apresentam diferenças práticas no tratamento, diagnóstico, intervenção cirúrgica e acompanhamento pós-cirúrgico dos pacientes.

 

Um médico neurologista deve, além da formação em medicina, fazer uma residência em clínica médica e só então iniciar a especialização em neurologia. O neurocirurgião, por sua vez, atua especialmente nos casos em que uma intervenção cirúrgica se faz necessária. Dessa forma, este profissional, que também deve ter formação em medicina, precisa de uma especialização em cirurgia geral para, só então, se aprofundar e especializar na neurocirurgia.

 

Áreas de Conhecimento

 

O profissional especializado em neurologia possui conhecimento avançado em neurologia clínica, bioquímica cerebral e farmacologia do sistema nervoso, estando apto para atuar na avaliação, diagnóstico e tratamento medicamentoso. Atua também no acompanhamento pós-operatório do paciente, identificando possíveis sequelas. O neurologista também possui conhecimentos em geriatria e psiquiatria, uma vez que as doenças neurológicas costumam afetar, principalmente, idosos e pacientes que apresentam casos de doenças relacionadas à demência.

 

Já o neurocirurgião é um profissional com conhecimento aprofundado nas técnicas cirúrgicas, traumas, neuroanatomia e terapias intensivas. Além disso, por possuir conhecimento em doenças neurológicas, é capaz de identificar, por exemplo, um caso mais simples de Alzheimer, mas ao contrário de um neurologista, não está apto a atuar nos casos mais graves e raros, como a Esclerose Lateral Amiotrófica, a Síndrome de Guillain Barré ou a Esclerose Múltipla.

 

A Neurocirurgia trata Tumor cerebral; Tumor de hipófise; Tumor de nervos periféricos; Aneurisma cerebral; Hérnia de disco cervical e lombar; Doenças degenerativas da coluna; Fraturas traumáticas de coluna; Fraturas da coluna por osteoporose; Dor crônica ou dor do trigêmeo; Traumatismo craniano; Hidrocefalia.

Fonte: Yahoo e Academia Brasileira de Neurologia

Please reload

Posts em destaque

Tratamento cirúrgico da dor crônica

October 2, 2018

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Arquivo
Pesquisar por tags
Please reload