x

Posso ajudar?

Posso ajudar?

Novas Tecnologias e Pioneirismo da Clínica Regenera no Tratamento da “Degeneração” do Disco da Coluna Vertebral

Novas Tecnologias e Pioneirismo da Clínica Regenera no Tratamento da “Degeneração” do Disco da Coluna Vertebral

September 11, 2018

 

 

Os discos intervertebrais localizados ao longo de toda a coluna vertebral, como qualquer outra articulação do nosso corpo, podem sofrer lesões estruturais, denominadas doença discal degenerativa, popularmente conhecida como “degeneração discal” ou “disco degenerado”, tornando-se assim dolorosos e limitando a qualidade de vida dos pacientes. O tratamento cirúrgico desta condição, indicado somente após falha de todas as modalidades de tratamento clínico, resumia-se até há pouco tempo à clássica artrodese da coluna, conhecida entre os pacientes como “cirurgia para colocação de parafusos na coluna”.

 

Com o objetivo de inovação e qualificação profissional, fornecendo aos pacientes de Brasília e região um dos mais recentes avanços na cirurgia da coluna vertebral, cirurgiões de coluna vertebral da Clínica Regenera participaram, em centro de formação especializada na Alemanha, de treinamento cirúrgico específico para substituição do disco intervertebral em coluna lombar e cervical, habilitando-se a realizar e oferecer aos pacientes a chamada cirurgia para “prótese de disco” ou “disco artificial”. Esta cirurgia altamente especializada é recomendada, de forma geral, e após rigoroso protocolo de tratamento clínico, ao mesmo grupo de pacientes portadores de doença discal degenerativa ou hérnia discal recorrente que antes eram candidatos a artrodese, desde que não apresentem alguns critérios de exclusão que os obrigue a realizar, exclusivamente, a cirurgia de artrodese.

 

Por se tratar de um procedimento altamente especializado, o paciente candidato à cirurgia para substituição do disco intervertebral passará por uma minuciosa avaliação clínica e radiológica pré operatória objetivando, especialmente, afastar os critérios de exclusão, ou seja, aqueles critérios que mostram que a cirurgia de prótese de disco pode não trazer o resultado tão esperado pelo paciente. Durante a cirurgia para prótese lombar, uma pequena incisão é realizada na parte inferior do abdômen. Apesar da incisão nesta região, e como pode ser o pensamento inicial da maioria dos pacientes, a cirurgia não é realizada através da cavidade abdominal. Nenhum órgão interno do abdômen é exposto ou manipulado pois, logo após a abertura superficial da pele, a membrana abdominal que protege estes órgãos é deslocada, expondo assim a coluna vertebral. Nenhum músculo é cortado, fato de extrema relevância na rápida recuperação pós-operatória. Ao atingir a coluna, o cirurgião remove o disco doente e o substitui pelo disco artificial, o qual é personalizado em termos de tamanho, altura e angulação para cada paciente. A maioria dos pacientes sai do leito e começa a caminhar na noite ou manhã seguinte à cirurgia, recebendo alta após 48 a 72 horas, dependendo especialmente, da normalização do funcionamento intestinal. Em situações específicas, pode ser necessária a utilização de uma cinta elástica por 10 a 14 dias, durante o processo de cicatrização inicial da cirurgia. Após este período, retornam para avaliação médica e início de fisioterapia, sendo orientados a manter algumas restrições simples para evitar carga exagerada na coluna, permitindo assim que a integração entre o osso e a prótese discal ocorra de forma adequada. Ao final de 3 meses, mantendo evolução favorável, o paciente é liberado para retornar a sua rotina completa, incluindo atividades físicas. Trata-se assim de uma abordagem minimamente invasiva, a qual denominamos abordagem retroperitoneal, sem qualquer manipulação ou agressão aos tecidos musculares e neurológicos, favorecendo rápida recuperação pós-operatória e, acima de tudo, menor risco de danos às estruturas neurológicos.

 

Para mais informações, agende sua consulta ou visite o site da Clínica Regenera.

 

 

Please reload

Posts em destaque

Tratamento cirúrgico da dor crônica

October 2, 2018

1/10
Please reload

Recent Posts