Síndrome do Túnel do Carpo

A Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no carpo. O carpo é um canal formado por pequenos ossos situados no punho, que lhe servem de base, e um ligamento transverso, que compõe o teto do túnel. Por esse canal, passam o nervo mediano e tendões responsáveis pela flexão dos dedos.

As principais causas são: Lesão do Esforço Repetitivo (LER) - Representa uma síndrome de dor nos membros superiores, com queixa de grande incapacidade funcional, causada primariamente pelo próprio uso dos membros superiores em tarefas que desenvolvem movimentos locais ou posturas forçadas. Existem também causas traumáticas (a exemplo de quedas e fraturas), inflamatórias ( artrite reumatoide), hormonais (gravidez e menopausa), diabetes mellitus e medicamentosas. Além disso, tumores também podem estar entre as causas dessa síndrome. O diagnóstico é basicamente clínico e pode ou não ser necessário complementar com exame de eletroneuromiografia .

O principal sintoma é a parestesia que ocorre no polegar, no indicador, no dedo médio e na face interna do dedo anular. É uma sensação de formigamento que se manifesta mais à noite por causa da retenção de líquido comum nesse período. Depois disso, a deterioração da sensibilidade dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma agulha ou pegar uma xícara Para o tratamento, deve ser levado em conta principalmente a gravidade da doença.

Se a compressão for leve, indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de medicações anti-inflamatórias. Trabalho fisioterápico pode ajudar tanto na fase aguda quanto na recuperação pós operatória. Quando há falha do tratamento conservador é indicada a cirurgia.